PEDRAS PARTIR PARA DEPOIS CONSTRUIR...

Glossário

  

Internacionalização:

 

É um conceito com aplicação em várias áreas. Segundo o sociólogo Guy Rocher, a internacionalização se refere às trocas económicas, políticas, culturais entre nações, e às relações que daí resultam, pacíficas ou conflituosas, de complementaridade ou de concorrência.

 

Competitividade:

 

É a característica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercado objectivo, de acordo com a sua missão específica, para a qual foi criada.

 

Filial:

 

É uma loja (normalmente comercial) que está subordinada a uma empresa matriz.

 

Empresa:

 

É um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma actividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objectivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é consequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do Poder Público têm a finalidade de obter rentabilidade social. As empresas podem ser individuais ou colectivas, dependendo do número de sócios que as compõem.

 

Rochas:

 

É um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineralóides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas. O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um ramo da geologia. Os termos populares pedra e calhau se referem a pedaços soltos de rochas, ou fragmentos.


Mármore:


É uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão. Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e actividade vulcânica. O mármore é uma rocha explorada para uso em construção civil.


Granito:

É mais comum das rochas magmáticas encontradas em massas rochosas de grandes proporções. Os granitos se apresentam em cores que variam em função do tipo de feldspato presente, que pode ser avermelhado, rosado ou amarelado. Mineralógicamente, os granitos compõem-se de feldspato e quartzo, biotita ou muscovita e anfibólios todos como minerais essenciais e vários minerais acessórios como zirconita, turmalina, fluorita, rutilo, hematita, etc. A mineralogia do granito classifica-o como rocha leucocrática.


Quartzito:

São rochas provenientes do metamorfismo dos arenitos. Os grãos de quartzo da rocha original. Iniciam um crescimento na superfície. Invadem os interstícios, formando uma textura granular umbricada. Os quartzitos são geralmente brancos, rosados ou vermelhos. A argila no arenito forma moscovita no quartzito.


Ardósia:

São rochas de granulações fina, microcristalina, com cores que variam de cinza a preto. Também podem ser verdes, amarelas e vermelhas. Tem boa divisibilidade, e é caracterizada por um "clivagem" perfeita, a ponto de oferecer grandes placas antigamente usadas como lousas e em alguns países, como telhado. É fácil ser riscada por canivete. Algumas ardósias exibem mica em abundância e outras, quartzo de granulação fina. Existem ardósias ricas em sericita e clorita. As vezes contêm piritas.

 

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode